Flor Amorosa (soprano recorder)

Partitura da música “Flor Amorosa” (Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior)

Joaquim Antônio da Silva Calado Júnior (1848-1880). Foi compositor e flautista e é considerado por todos os estudiosos da música popular brasileira como a figura de proa na implantação e fixação do “Choro”, nos últimos 20 anos do Império no Brasil. Foi pioneiro, e bem pode ser considerado o criador do choro, ao incorporar a flauta aos violões e cavaquinhos, instrumental comum aos conjuntos da época. “Flor Amorosa” foi a primeira composição de música popular urbana que fugia dos ritmos importados da Europa e que apresentava um caráter mais brasileiro, um choro, gênero crescente na história da MPB. Publicada pela primeira vez em 1880 e gravado em 1902 pela Casa Edson. A letra foi posta posteriormente por Catulo da Paixão Cearense e a primeira gravação de letra e música data de 1929 pela gravadora Colúmbia.

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível em https://dicionariompb.com.br/joaquim-calado/dados-artisticos . Acesso em 11/04/2021.
Samba Choro Partituras. Flor Amorosa, 30/09/2014. Disponível em https://www.facebook.com/sambachoropartituras/posts/811098588942108/ . Acesso em 11/04/2021.

Amostra do áudio:

Tags: flauta doce, flauta dulce, flûte à bec, recorder, flauto dolce, flûte à bec, blockflöte, soprano recorder, alto recorder, tenor recorder, bass recorder, score, sheet music, free scores, métodos, method, exercícios, exercises, handleitung, virtual sheet music library, dedilhado barroco, baroque fingering.

Atenção!
Se você é detentor dos direitos autorais desta obra (autor, letrista, arranjador, etc.),
por favor, entre em contato para que a obra possa ser retirada do site.
** Site sem fins lucrativos **