Silent Night (recorder quartet)

Partitura da música “Silent Night”(Franz Gruber)

Franz Xaver Gruber (25 de novembro de 1787 – 1863) foi um professor de escola primária e organista de igreja austríaca da vila de Arnsdorf, que é mais conhecido por compor a música “Stille Nacht” (Noite Feliz) em 24/12/1818.
Noite Silenciosa” (“Stille Nacht”, no original alemão) é uma das mais conhecidas canções natalinas tradicionais cantadas em todo o mundo.
A canção foi originalmente um poema escrito pelo pastor Franz Joseph Mohr e composta por seu amigo Franz Xaver Gruber, no início do século 19 na Áustria. Mohr precisava desesperadamente de um conto de natal para a missa da meia-noite na véspera de natal, que aconteceria a apenas algumas horas de distância, e ele esperava que Gruber – um professor da escola, regente do coro e organista da igreja – pudesse musicar seu poema. Franz compôs a melodia em apenas algumas horas, naquela véspera de natal.
A melodia usada hoje (uma canção de ninar lenta e meditativa ou pastorale) é ligeiramente diferente da original de Gruber (uma melodia moderada no tempo 6/8 e ritmo siciliano), particularmente na tonalidade final.
A tradução para o inglês que usamos com mais frequência hoje foi escrita e publicada pelo padre episcopal John Freeman Young em 1859, que traduziu três estrofes das seis originais de Mohr.

Wikipédia, 07/12/2020. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Xaver_Gruber. Acesso em 25/12/2021.
Genius, 25/12/2018. Disponível em https://genius.com/Christmas-songs-silent-night-lyrics. Acesso em 25/12/2021.

Amostra do áudio:

Tags: flauta doce, flauta dulce, flûte à bec, recorder, flauto dolce, flûte à bec, blockflöte, soprano recorder, alto recorder, tenor recorder, bass recorder, score, sheet music, free scores, métodos, method, handleitung, virtual sheet music library, dedilhado barroco, baroque fingering.

Atenção!
Se você é detentor dos direitos autorais desta obra (autor, letrista, arranjador, etc.),
por favor, entre em contato para que a obra possa ser retirada do site.
** Site sem fins lucrativos **